Estatutos da empresa

Estatuto editorial
A Plataforma “Ocean Press” é um diário de informação generalista e especializada, composta por vários jornais on-line orientada por critérios de rigor e criatividade editorial sem qualquer dependência de ordem ideológica, política ou económica. Sendo assim responsável perante os seus leitores numa relação rigorosa e transparente, autónoma dos poderes políticos e independente dos poderes particulares.
A Ocean Press pauta-se pelo jornalismo exigente e de qualidade recusando o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa. O Portal entende que as novas possibilidades técnicas de informação implicam um jornalismo eficaz, atrativo e imaginativo na sua permanente comunicação com o leitor.
Nesta linha, aposta numa informação diversificada onde a competição, a recreação, a educação, o desporto, a arte, a cultura, a economia, o social, e todo o sector da sociedade cabo-verdiana, e na diáspora encontrem eco e um espaço a que têm direito.
Este órgão informativo considera que a existência de uma opinião pública informada, ativa e interveniente é condição fundamental da democracia e de uma sociedade aberta que não fixa fronteiras regionais, nacionais, continentais e, também, culturais aos movimentos da comunicação e opinião.
1. Definições e Generalidades
O portal (OCEAN PRESS) é uma publicação especializada periódica de expansão nacional e internacional de comunicação, com periodicidade diária, 24 sob 24 horas e com edição em português e inglês em suporte on-line em website próprio.
1.1. A Empresa OCEAN PRESS, LDA, NIF Nº 268333807, Matriculada na Conservatória Do Registo Civil, Comercial E Automóvel Do Sal, matrícula nº 268333807/2450520140103 e Registada da Direção Geral da Comunicação Social, com o nº 01/2014, de 29 de Janeiro, no Livro de Registo das Publicações Periódicas, de propriedade do Senhor Renato Evarchi e Senhor Roberto Evarchi.
1.2. A Empresa OCEAN PRESS, LDA respeita os princípios deontológicos e a ética profissional de acordo com o Estatuto e demais regulamentos, normas e procedimentos das Leis de Registos de Órgão da Comunicação Social, bem como de acordo com da Lei de Imprensa, com apenas fins comerciais.

2. Finalidade e Conteúdo
2.1. Oferecer informações de interesse prático para os leitores;
2.2. Comunicar todas as iniciativas culturais, escolares, sociais;
2.3. Propor opiniões diferentes;
2.4. Motivar a participação do leitor para que possa ser um nosso colaborador no território;
2.5. Informar nas línguas inglesa e portuguesa;
2.6.  A linha editorial e os conteúdos do OCEAN PRESS procuram prosseguir genericamente as principais notícias, reportagens, informações de interesse prático para os leitores, comunicar todas as iniciativas culturais, escolares, sociais, propor opiniões diferentes, bem como publicidades que serão a garantia da sustentabilidade da empresa.

3. Organização
3.1. São órgãos do OCEAN PRESS, a Direção, o Conselho Editorial e a Redação, que integram:
a) Presidente
b) Conselho Editorial
c) Conselho Diretivo, que integra o Diretor e Equipa da Gestão e terá os seguintes encargos e responsabilidade:
Dirigir, gerir e representar o OCEAN PRESS;
Determinar a grelha, a programação e os conteúdos do portal, ouvindo periodicamente o Conselho Editorial;
Implementar cada número do JA com a Redação, de acordo com o formato, grelha, programação e conteúdos previamente determinados;
Recebe e atualiza o programa do editor;
Opera com ética, respeito deontológico e imparcialidade;
Planeja e coordena todas as atividade da empresa;
Verifica e analisa as atividades dos funcionários também cuidando de sua formação;
Desenvolve contatos com as autoridades e com todos os órgãos de informação;
Concorda e respeita o orçamento financeiro.

d) A Redação é constituída por:
Editor
Jornalistas/repórteres
Fotógrafo
Pessoal de marketing e imagem.
e) São atribuições do Conselho Editorial, que reúne pelo menos uma vez por mês:
Aconselhar a Direção do OCEAN PRESS;
Cooperar com a Direção na definição genérica da grelha, programação e conteúdos do OCEAN PRES, entre outros.
d) São atribuições da Redação:
Colaborar na implementação e concretização de cada número do OCEAN PRESS, sob orientação e coordenação da Direção e/ou, quando exista, do Editor Principal;
Contatar com os colaboradores para obtenção atempada dos materiais definidos na programação de cada número do OCEAN PRESS, bem como da respetiva composição gráfica;
Redigir os conteúdos de cada número do OCEAN PRESS, de acordo com a respetiva programação;
Colaborar na orientação gráfica do OCEAN PRESS, bem como na definição, alteração ou correção da sua grelha.

4. Gestão
O OCEAN PRESS será contemplado no Orçamento Anual e nas contas da empresa que o tutela, em rubrica autónoma, que deverá ser apresentada em forma descriminada de conta de exploração.
Constitui receita própria do OCEAN PRESS a dotação orçamental prevista no Orçamento Anual da empresa.
Constituem despesas do OCEAN PRESS as remunerações de responsáveis e colaboradores, bem como as despesas relativas à composição gráfica, impressão e distribuição, deslocações em serviço de reportagem, despesas de representação e outras resultantes de atividades promovidas pelo OCEAN PRESS, desde que previstas no Orçamento Anual da empresa.

5. Considerações Finais
O presente Estatuto Editorial entra em vigor a partir da data da sua aprovação em 31 de Janeiro de 2014.

Last modified on sexta, 05 fevereiro 2016 09:01