Published in O especialista
astro cabo-verde astro cabo-verde

Chuva de Meteoro Preseidas no céu de Cabo Verde

Nos próximos dias 11 e 12 de Agosto, quinta e sexta-feira, o céu de Cabo Verde será palco de uma chuva de meteoros porque o planeta Terra irá passar numa região do espaço cheio de detritos cósmicos, muito denso, e que por sua vez quando atingirem a alta atmosfera da terra produzirão efeitos luminosos fantásticos.


O que é uma Chuva Meteoro Preseidas


Esta chuva de meteoros desde longa data é esperada no mês de Agosto já que nesta época a terra passa por uma esteira muito grande de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle que orbita o sol a cada 133 anos. Neste ano, conforme a NASA, espera-se que o número de meteoros aumentem de 50 para cerca de 200 por hora, uma vez que o planeta Júpiter passou antes pela esteira e a sua gravidade perturbou os detritos fazendo-lhes oscilar em maior numero, portanto, prevê-se uma intensidade acima do normal em relação a outros anos. Prevê-se ainda, bolas de fogo muito luminosas mesmo dentro das cidades com poluição luminosa.


Como ver


Para ver a chuva de meteoro deve ir para um local escuro e, em seguida, com muita paciência, não é preciso nenhum equipamento ocular, basta esperar  00:30h de Cabo verde e ir madrugada a dentro, acomodar-se num sítio confortável onde não corre risco de apanhar torcicolo, olhar para o norte, localizar a constelação de Perseu, esperar o pico, e rezar para que as nuvens não estragam a festa, o que será um dado possível.

A lua também pode estragar a festa: uma vez que estará na fase crescente com 53% do disco iluminado poderá ofuscar parte do espetáculo, já que no dia 11 irá pôr-se às 00.18h e no dia 12 às 01:01h de madrugada.


O evento acontecerá na alta atmosfera, por isso não corremos o risco de sermos atingidos.


Porque Perseidas


Chuva de meteoros Perseidas porque os pontos brilhantes dão sensação falsa de que são oriundos da constelação Perseu.

 

Autor: Victor Pinheiro
Todas as fotos: Victor Pinheiro