Published in O especialista
astro cabo verde astro cabo verde

No Céu de Cabo Verde - Curiosidades

O céu de Cabo Verde é um palco fantástico para observação de fenómenos celestiais, tirando as cidades que tendem a crescer no nosso país, onde a poluição luminosa já é bastante marcante, e tirando também os objetos longínquos que necessitam de grandes telescópios, rádio telescópios para serem detetados, é possível ver muito daquilo que a as agências, sites e revistas da ciência noticiam.


Curioso

De facto é estranho para nós quando ouvimos pessoas vindas das latitudes mais a norte a dizerem que o céu de Cabo Verde parece-lhes mais baixo, afirmam que dá sensação que o "teto", as estrelas estão mais baixas e "caiem" num efeito insólito para o horizonte, dando a sensação de que estão mais perto.


O estudo

Resolvi aplicar-me a fundo sobre este assunto e concluí que por sermos ilhas, e no caso do Sal que não tem edifícios altos e é plano, consegue-se ver o horizonte facilmente. Este efeito da natureza confunde o nosso cérebro, uma vez que é o momento em que tenta lidar com o tamanho de um objeto extra paisagem em função da profundidade infinita do espaço, e daí tenta enquadrar a imagem no plano que é no momento. No fundo é o efeito da consciência do tamanho.


O leitor obviamente já notou que a Lua e o Sol parecem maiores quando estão no horizonte. Pois então, aqui temos o mesmo efeito, e garanto-lhe que em suma isto não é mais de que uma ilusão da ótica.

 

Fotografia tirada na ilha do Sal, zona do Poço Verde, onde vê-se nitidamente o efeito.

 

 Para ser continuado...

 

Autor: Victor Pinheiro
Foto: Victor Pinheiro