Published in O especialista
o que é o que faz? o que é o que faz?

Nha Terra - Conheça a campanha de sensibilização para mitigar caça e consumo da carne de tartaruga

Cabo Verde é um local muito importante para as tartarugas marinhas. Encontramos nas águas a volta do arquipélago, 5 das 7 espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo, sendo que atualmente só a tartaruga cabeçuda desova em nossas praias.

As ilhas de Cabo Verde têm uma das maiores populações do mundo de tartaruga cabeçuda nidificando. No entanto, as populações de tartarugas marinhas têm vindo a diminuir gradativamente em Cabo Verde, enquanto local de desova, reprodução e alimentação, devido aos fortes impactos, causados principalmente pela intervenção humana (e com relevante importância a caça e consumo das tartarugas), colocando-as na lista das espécies ameaçadas de perigo de extinção classificada pela IUCN (organização internacional que estuda e classifica todos os seres vivos conforme o seu estado de conservação, chamando atenção para a proteção e conservação de alguns seres vivos que estão ameaçados de extinção ou então mostrando os que têm sido extintos).

 

 

Porquê devemos proteger as tartarugas marinhas?

Porque todas as especies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção no mundo. Em Cabo Verde anteriormente desovavam 4 das 5 especies que hoje encontramos em nossas águas. Destas 4, 3 foram extintas nos ultimos 60 anos devido a caça desenfreada. Atualmente só temos uma especie de tartaruga, a Cabeçuda, saindo para desovar em nossas praias e ela esta sendo fortemente apanhada podendo no futuro ser também extinta.

Sendo um ser vivo como nós mesmos, os seres humanos, a sua proteção já se mostra de grande importância. Adicionalmente podemos falar também da importância das tartarugas marinhas no ambiente aquático. Devido a alimentação diversificada das espécies de tartarugas marinhas, elas ajudam a manter o equilibrio entre os seres marinhos. A tartaruga verde ajuda a manter o ambiente marinho limpo pois forogeia o fundo para se alimentar das algas. Este fundo marinho é utilizado por varios animais que habitam, se alimentam e guardam seus filhotes.

A tartaruga cabeçuda controla a população de águas-vivas quando se alimenta das mesmas. Isso é de extrema importância para nós, pois as águas-vivas se alimentam de ovos e larvas de peixes, ou seja, num ambiente com muitas águas-vivas é extremamente dificil a sobrevivencia e o crescimento dos peixes. Sendo Cabo Verde uma arquipelogo onde pratos com peixes são a base da nossa alimentação, este controle pelas tartarugas é muito importante.

 

 

Nha Terra

"Nha Terra" é uma campanha nacional de divulgação com o objetivo de reduzir o consumo de carne de tartaruga em Cabo Verde. A campanha utiliza vários métodos para alcançar uma vasta audiência, incluindo autoridades, mídia, restaurantes e a população em geral.

A campanha "Nha terra" foca-se na herança das tartarugas marinhas em Cabo Verde e na necessidade de preservá-las para as gerações futuras. A mensagem principal é que as tartarugas marinhas, assim como o povo cabo-verdiano, deixaram seu lugar de nascimento para viajarem pelo mundo, mas continuam sendo cabo-verdianas, e merecem ter um lugar neste país para elas voltarem e colocarem seus ovos.

 


Como podemos ajudar às tartarugas marinhas?

Ajudá-las é muito facil. Não consuma carne de tartaruga. Denucie a caça, venda e o consumo de carne de tartaruga. Ajude na sensibilização da população, passando a palavra sobre a proteção e conservação das tartarugas marinhas em Cabo Verde. Se junta as ONGs de proteção para exigir uma melhor legislação.

Sendo as tartarugas marinhas espécies em vias de extinção e um símbolo nacional, a importância da sua proteção e conservação se mostra de muita relevância.

 

 

PROTEGE NÔS PATRIMÔNIO
PROTEGE TARTARUGA

 

Project Biodiversity