Published in O especialista
ASTRO CABO VERDE ASTRO CABO VERDE

Eclipse no céu de Cabo Verde

No dia 1 de setembro, quinta-feira, logo ao nascer do Sol, os Cabo-verdianos terão a oportunidade de observar um eclipse parcial do Sol, às 06:21h com término às 07: 09h hora locais.


Em Cabo Verde só se poderá ver a fase final do evento uma vez que o eclipse começa, a 13,9 graus abaixo da linha do horizonte, às 05:13h de madrugada quando a lua nova estará a descer no horizonte, enquanto o Sol estará a subir.

 

Foto tirada na ilha do Sal, eclipse parcial de 03/11/13

 

Como ver o eclipse


Tendo em conta que o eclipse acontecerá no nascente na linha do horizonte, as ilhas montanhosas, cidades, vilas, bairros, aldeias, que não estejam virados para o leste, ou que tenham obstáculos nesta direção (como nuvens), obviamente não vão poder ver.

 

 

Qual é o equipamento adequado

 

É sempre perigoso olhar diretamente para o Sol.

Utilize de preferência vidro de mascara de soldar, ou óculos de filtros apropriados, e mesmo assim, não exponha por longos períodos, se possui um binóculo ou telescópio não tente apontar para o Sol, isto pode-lhe causar queimaduras graves e permanentes da retina.

 

Eclipse anular "anel de fogo"

 

Na África central o eclipse será visto na forma anular, um raro e incrível fenómeno que começa numa estreita faixa no oceano Atlântico, depois passa pelos países da África central e atinge o anular em Moçambique e termina no oceano Índico. Na perspetiva dos Moçambicanos o espetáculo será inesquecível.


Um eclipse solar anular ocorre quando a lua cobre o centro do Sol, deixando bordas exteriores visíveis do Sol para formar um "anel de fogo", ou anel ao redor da Lua.

 

Fonte da informação NASA.com
Autor: Victor Pinheiro
Foto e esquema: Victor Pinheiro