Published in O especialista
astro cabo verde astro cabo verde

Coroa de cores, no céu de Cabo Verde

No fim-de-semana passado o céu esteve fantástico, com a Lua num pontos mais próximos da Terra com um brilho notável, a temperatura esteve amena permitindo estar tranquilo assistindo um espetáculo Lunar deslumbrante, as crateras planícies, o seu relevo em geral, esteve bastante acessível principalmente através da objetiva, do telescópio, binóculo e máquina de fotográfica.

 

Fotos conseguidas na cidade dos Espargos, ilha do Sal, com um telescópio de 8” Celestron go- pro.

 

Obviamente que de uma forma ou de outra, todos os Cabo-Verdianos viram este lindo espetáculo da natureza, mas se realmente esteve com muita atenção, decerto que reparou que a mãe natureza, no domingo, pelo menos aqui na ilha do Sal, juntou ao espetáculo uma bonita coroa de cores á volta da Lua.

 

Fotografia conseguida na cidade dos Espargos, ilha do Sal uma coroa de cores á volta da Lua.

 

Para percebermos melhor, dizer que existem fenómenos que acontecem na atmosfera da Terra quando se tem a presença de certos tipos de nuvens ou perturbação atmosférica, e dão-nos a sensação de estarem à volta do Sol ou da Lua devido à sua luz emitida ou refletida, e são distintas uma da outra.

 

Foto conseguida na cidade dos Espargos ilha do Sal, um halo à volta da Lua no dia 11/11/12

 

O halo


Quando o Sol ou a Lua incidem a luz sobre pequenos cristais de gelo na atmosfera provoca a refração da luz, produzindo um arco à volta, com um ângulo de 22º, que equivale a uma mão aberta com os dedos esticados, no cumprimento do braço.

 

 

 

Coroa lunar colorida


São possíveis quando há presença de nuvem fina, e dá-se quando a luz do astro incide sobre pequenas gotículas de água individuais de tamanho similares permitindo a difração da luz.

Os halos e coroas coloridas são indicadores do estado da atmosfera, a refração e difração da luz é de uma beleza notável, mostram aréolas à volta do Sol ou da Lua, que podem ser considerados eventos comuns, ou raros, com efeitos curiosos, que muitas vezes crenças chegam a relaciona-los com sinais de força superior, e até com fenómenos extraterrestres.

Muitas vezes acredita-se que os halo e coroa colorida, são indicadores de chuva, mas conforme as pesquisas que fizemos, não necessariamente, porque normalmente são nuvens na alta atmosfera chamadas cirrostratus ou cirros-estratos. Contudo, se atmosfera permitir pode ser possível. Mas este é uma área que deve-se deixar para os nossos metrologistas, que diga-se de passagem, fazem um trabalho excelente ao estudar a nossa atmosfera, e na sua ciência exata informa permitindo o nosso saber. Graças a estas informações o nosso comportamento perante a natureza é de respeito.

 

Aspeto do dia 16/10/16, domingo na cidade dos Espargos com a imagem voltada para Este. No fundo vê-se a reflexão dos raios Lunares no mar, na zona de Pedra de Lume. No céu a Lua incide os seus raios na presença de nuvens cirrostratos.

 

O céu tem sempre algo de surpreendente para nos mostrar


Caro internauta, nos seus momentos de lazer e de reflexão ou meditação, preste a atenção e veja as maravilhas que a natureza nos proporciona, porque refletindo a natureza humana, é tão afirmada na nossa perspetiva inteletual, financeira e de conforto, que muitas vezes nem percebemos destes quadros bonitos que a natureza nos exibe. Cada fenómeno nos prova que vivemos num universo em que é preciso que as coisas acontecem em cadeia, em processos da química e da física, para surgir uma outra. Às vezes surge umas estruturas complexas perfeitas, outras não. Na verdade, é preciso que a máquina biológica não pare, o resto logo se vê.
Mas porque será que a máquina biológica precisa de conhecimentos, se vai parar um dia? Ou será que existe uma continuação? E porque que a natureza pode ser generosa e implacável?

 

 

Autor: Victor Pinheiro
Fotos: Victor Pinheiro
Halo, Leitura adicional: atoptics.uk