Published in O especialista
astro cabo verde astro cabo verde

Escuridão ou conjunção de planetas?

A internet é uma ferramenta criada pelo homem, cujo objetivo é de servir a humanidade, assim sendo, oferece uma extensa gama de recursos de informações e serviços. Mas, infelizmente, como sabemos nem toda as pessoas pensam assim.


O internauta de certo já deparou nestes últimos dias na sua rede social preferida com as seguintes notícias:

 
A mentira
- Que a NASA noticiou que vai haver 15 ou 6 dias de escuridão por causa dos gases de Saturno que irão cobrir a luz do Sol, devido a uma conjunção de Saturno e Vénus, ou que Saturno vai passar raspando o planeta terra.

 

Conjunção de Júpiter, Vénus e Lua, Junho 2015 – Espargos ilha do Sal

 

Meu deus! Por onde começar? Vamos começar com conjunção.
Conjunção são fenómenos apenas visuais do ponto vista do observador na terra, isto é, os planetas não se encontram perto, é uma visão aparente do observador na Terra, estão até a milhões de km um do outro.

 


Saturno raspando a Terra dentro de seis meses

É um fenómeno astronómico impossível de acontecer, e se assim fosse, não aconteceria de um dia para outro, levaria milhões ou até bilhões de anos.
A distância de Saturno e a Terra é de cerca de 1,4 bilhão de km, conforme dados da NASA, e se acontecesse algo dentro de seis meses, seria uma força de escala desconhecida pelo homem.
Os objetos mais complexos conhecidos no universo são os buracos negros, nem esse causariam perturbações de imediato no sistema solar, levaria também milhões ou bilhões de anos.

 

 

Afastamentos
Pequenas aproximações e afastamentos são um processo normal no universo, embora distintas, por exemplo sabe-se que a Lua afasta do planeta Terra cerca de 3,78cm/ano, mas segundo a NASA isto não tem consequências graves, a Lua nunca irá escapar das proximidades da Terra.

 


Forças que governam o Universo

O que o internauta tem de saber é que existe quatro forças que interage no universo, são elas: Gravidade, força nuclear fraca e forte, e o eletromagnetismo.
A gravidade é a força que “encarrega”de regular os movimentos dos corpos inertes, e se falhasse seria para nós tão pequena que nem percebíamos de imediato, seria preciso passar centenas, ou milhares de anos, uma vez que a escala do universo é de milhões e bilhões, ou além mais, para ver como somos pequenos.

 

 

Saturno e Vénus, dia 22 de Outubro 2016 – Espargos ilha do Sal, a caminho da conjunção

 

 

A Verdade
De fato no dia 29 de Outubro vai acontecer sim uma conjunção dos planetas Vénus e Saturno, e o par já está visível a partir das 18:20 sensivelmente de Cabo Verde.

 

Simulação do computador a conjunção do dia 29 de Outubro, como será visto em Cabo Verde.

 

Como ver aqui em Cabo Verde
Depois de 25 minutos do pôr-do-sol, até cerca de 21:15 horas locais; não é preciso nenhum equipamento, basta ver para o quadrante Oeste, o que lhe pode parecer com uma estrela muito brilhante, não é. É sim o planeta Vénus, um pouco mais a cima com brilho mais fraco é o Saturno, e em baixo é a estrela Antares. Vão estar alinhados uma “acima do outro”.
Na verdade quando Vénus e Saturno estão em conjunção estão mais de 800 milhões de km um do outro, não há como acontecer algo fora do normal.
Aproveita e conheça como são as vistas desses dois planetas, e se tiver um telescópio veja os anéis majestosos de Saturno e as suas luas, enquanto Vénus veja as fases que são com a da Lua.
Será que tudo o que existe é um projeto inteligente? Ou um acaso?

 

 

Autor: Victor Pinheiro
Foto conjunção e simulação do computador: Victor Pinheiro 

Foto da capa: Foto: Saturno, Vénus e Terra (NASA)
Fonte de informação de dados e foto capa: NASA